Segundo o colunista Tales Faria do portal UOL, que escreveu parecer uma coisa combinada. O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ) cria um fato consumado: xingou e ameaçou com surras ministros do Supremo Tribunal Federal até ser preso.
Agora a Câmara dos Deputados terá que decidir se manda soltar o malcriado que feriu as regras mínimas da democracia, ou se deixa o truculento preso.
Se solta, o Congresso se tornará alvo de acusações de corporativismo. E ainda dará aval a que outros parlamentares, igualmente trogloditas, partam para cima dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
A turma bolsonarista radical do Parlamento poderá incitar seus seguidores das ruas a apedrejar os integrantes da corte máxima do país, ou mesmo a invadir a sede do Legislativo.
Polícia federal na minha casa neste momento cumprindo ordem de prisão, ilegal, do ministro Alexandre de Moraes. pic.twitter.com/vbkm6bPQah
— Daniel Silveira (@danielPMERJ) February 17, 2021
Mas se o Congresso optar por manter preso Daniel Silveira, chamará para si a ira dos bolsonaristas. E poderá abrir caminho para que outros parlamentares também sejam presos. E sabemos que há motivos de sobra para vários deputados serem abordados pela Justiça.
Ou seja, combinado ou não, Daniel Silveira prestou um grande serviço a Bolsonaro: colocou o Congresso contra a parede. E qualquer que seja a decisão dos deputados, serão cobrados. Pelo sim, ou pelo não, o ônus é do Parlamento.