O tenente-coronel aviador Ciro Appip Lambiase, comandante até o último dia 17 deste mês do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador, ajudou a aprimorar a atividade aérea militar na capital baiana. A sua atuação foi reconhecida pela Câmara com a concessão da Medalha Thomé de Souza, uma das mais importantes da Casa, por iniciativa do vereador Maurício Trindade (DEM). A honraria foi entregue em sessão solene, na manhã desta quarta-feira (18), no Plenário Cosme de Farias.
“A carreira do tenente-coronel aviador Ciro Appip é trilhada com contínua dedicação aos estudos e aperfeiçoamento, desde a formação na Academia da Força Aérea e serviços prestados à aviação brasileira nas bases de Natal, Fortaleza e Salvador”, afirmou o vereador Maurício Trindade em seu discurso de saudação.
Conforme o vereador, o homenageado nasceu em Salvador e já recebeu outras condecorações, como a Medalha Militar de Prata, concedida pela Força Aérea Brasileira; a Medalha General Argolo da Polícia Militar do Estado da Bahia; a Medalha Mérito Santos Dumont, concedida pela Força Aérea Brasileira; e a Menção Destaque Operacional de Prata do Comando-geral de Operações Aéreas, outorgada pela Força Aérea Brasileira.
Ao som do Hino ao Senhor do Bonfim executado pela Banda da Base Aérea de Salvador, sob regência do maestro suboficial Márcio Santana, o tenente-coronel aviador Ciro Appip recebeu a Medalha Thomé de Souza das mãos do vereador Maurício Trindade, da sua esposa Regina Célia Palácio Lambiase e dos filhos Armando Lambiase e Alice Lambiase.
Servir à Nação
O novo comendador de Salvador afirmou no seu discurso de agradecimento que descobriu que “poderia servir à Nação nas asas de uma força, a Força Aérea Brasileira, instituição sagrada destinada a atender aos interesses do povo brasileiro”.
“Sou um soteropolitano que serve nessa Força. E, nesse momento, representando o povo soteropolitano e a Força Aérea, sinto muito orgulho de voltar a esta Casa pela segunda vez para agradecer (a outorga da Medalha Thomé de Souza)”, acrescentou o tenente-coronel aviador Ciro Appip. A primeira vez que esteve na Câmara foi há 18 anos para receber a espada que simboliza o oficialato.
Como a Câmara representa o povo do município de Salvador, o tenente-coronel Ciro Appip – que está indo para a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (Ecemar), no Rio de Janeiro – garantiu que “não há honra maior do que ser reconhecido pela sua própria gente”.
Aeroporto
O diretor-presidente do Aeroporto Internacional de Salvador, Júlio Ribas, afirmou que as obras no aeroporto foram concluídas dentro do prazo com o apoio de muita gente, sobretudo do tenente-coronel Ciro Appip, responsável pela Torre de Controle do Tráfego Aéreo.
Participaram da sessão solene e compuseram a mesa de trabalho o coronel aviador Ivan Karpischin, comandante da Base Aérea de Salvador; o coronel Renato Lima, comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia; o comandante Paulo César, capitão de Mar e Guerra; a capitã de Corveta Bianca Mamede Passos; e o advogado Henrique Gonçalves Trindade, representante da Associação dos Amigos da Força Aérea Brasileira.
O vereador Isnard Araújo (PHS) dirigiu os trabalhos durante o pronunciamento do vereador Maurício Trindade. A Banda da Base Aérea de Salvador também executou o Hino Nacional na abertura dos trabalhos.