A capital baiana vai receber, pelo mar, mais de 43 mil turistas nacionais e estrangeiros já no primeiro mês do ano. A estimativa é que o Porto de Salvador receba 13 escalas de transatlânticos luxuosos, como o MSC Fantasia, que atracou ontem (02), desembarcando quase 4 mil passageiros. Geralmente, esse público faz questão de visitar cartões postais da cidade como Mercado Modelo, Pelourinho, Bonfim e Farol da Barra.
Em fevereiro, somente no período de Carnaval, mais de 15 mil turistas vão desembarcar na cidade. Estima-se que até abril mais de 114 mil turistas desembarquem em Salvador.
Além de embarcações que vão atracar na capital, proveniente de destinos nacionais como Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Recife, Maceió, Natal, haverá outras que partirão de diversas partes do mundo, a exemplos do MSC Seaview, que virá de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha; do MSC Magnifica, que sairá de Cabo Verde; e o Coral Princess, que chegará do Caribe.
A estimativa é receber 165 mil turistas via cruzeiros em toda temporada 2019/2020, o que representa 10% de aumento em relação ao fluxo de visitantes da temporada 2018/2019, segundo a Associação Internacional de Cruzeiros. A alta deve refletir consequentemente na economia local, já que o gasto médio de cada passageiro com alimentação e serviços no período passado foi de R$ 485, proporcionando uma movimentação econômica de mais de R$ 70 milhões.