O TeleSUS já prestou atendimento a 73,3 milhões de pessoas em todo o Brasil, desde o seu lançamento em abril. O serviço prestado a distância foi criado para auxiliar a população a checar sintomas do novo coronavírus (Covid-19) sem sair de casa.
De acordo com o Ministério da Saúde, deste total, 25 milhões concluíram o atendimento, sendo que cerca de 71% apresentaram melhora, 22% se mantiveram estáveis e 7% apresentaram piora no estado de saúde. Cerca de 1,8 milhão de pessoas realizaram teleconsulta com profissionais de saúde.
TeleSUS
O serviço inclui o Disque Saúde 136; o Chatbot, disponível na página do Ministério da Saúde na internet; o aplicativo gratuito Coronavírus SUS, e a busca ativa – quando a pasta entra em contato, por telefone, para monitorar a saúde da população.
Com os serviços do TeleSUS qualquer pessoa pode tirar dúvidas e até ter um primeiro atendimento com um profissional de saúde, sem sair de casa. Ao buscar um desses canais ou receber uma ligação do Ministério da Saúde, as pessoas podem ser encaminhadas para o teleatendimento pré-clínico com profissionais de saúde.
A intenção da pasta é entrar em contato com mais de 120 milhões de brasileiros por meio da busca ativa. Essas chamadas servem para acompanhar a evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do novo coronavírus, a partir da identificação precoce de pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal.
Esse mecanismo permite identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e encontrar possíveis casos.