Os investimentos do Tecon Salvador para a expansão da operação portuária na Bahia são feitos desde 2000 e preveem R$ 715 milhões para todo o período de contrato de concessão. A atual fase de obra gerou cerca de 700 empregos.
O diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço, alerta que a nova expansão é imprescindível e não pode aguardar. De acordo com ele, o terminal está no limite de capacidade. “Logo, teremos na costa brasileira os supernavios, com até 366 metros e capacidade para 14 mil contêineres. Se não avançarmos, o terminal ficará impossibilitado de atender a esta demanda, prejudicando a competitividade perante a outros portos”, reforça Lourenço.
Os investimentos, que fazem parte de recursos privados aplicados em um terminal portuário público, serão revertidos integralmente à União Federal ao final do prazo contratual. “É a maior obra, hoje, na capital baiana, permitindo o aumento da capacidade operacional e ganhos de eficiência e produtividade para o Porto de Salvador”, avalia o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Adary Oliveira.
Esta etapa da expansão teve início em janeiro de 2019, com as licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marinha do Brasil, além de Alvará da Prefeitura.