segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Tecnologia de reconhecimento facial será usada para encontrar crianças perdidas
segunda-feira 3 de fevereiro de 2025 às 10:34h

Tecnologia de reconhecimento facial será usada para encontrar crianças perdidas

NOTÍCIAS, SEGURANÇA PÚBLICA


A tecnologia de reconhecimento facial será utilizada para ajudar a localizar crianças e adolescentes perdidos durante grandes eventos no estado do Rio de Janeiro. A novidade deve entrar em operação no final de fevereiro, pouco antes do Carnaval, e também será aplicada em shows, como o da cantora Lady Gaga, previsto para maio, em Copacabana.

Pais poderão cadastrar fotos de seus filhos no aplicativo 190RJ, ferramenta da Polícia Militar que permite contato direto com operadores do serviço de emergência. Caso a criança se perca, o sistema de câmeras espalhado pela cidade poderá identificar o menor e ajudar na localização.

O major Agdan Fernandes explica que a ferramenta é uma evolução do antigo sistema de pulseirinhas de identificação.

“Na prática, o que a gente vai fazer é transformar isso num aplicativo, ampliando massivamente o uso e o alcance dessa ferramenta”, afirmou.

Identificar foragidos da Justiça

O sistema de reconhecimento facial já é utilizado no Rio há mais de um ano, com 150 câmeras instaladas em locais estratégicos, como estações de metrô, trens e shoppings. Desde então, possibilitou a prisão de 466 foragidos da Justiça.

Além da novidade para eventos, desde novembro, o aplicativo 190RJ também permite o cadastro de desaparecidos, onde as famílias podem incluir informações e o boletim de ocorrência. Em menos de três meses, a ferramenta ajudou a localizar 11 pessoas.

A tecnologia já foi testada durante o Réveillon em Copacabana, quando uma criança desapareceu na multidão. A foto foi inserida no aplicativo e o sistema conseguiu monitorar o local e cruzar os dados, facilitando a busca.

Veja também

Salvador entre as 10 primeiras posições das 50 cidades mais perigosas do mundo

Um estudo recente trouxe à luz informações alarmantes sobre os locais com maior índice de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!