A candidata à presidência pelo MDB, senadora Simone Tebet, mandou um recado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acordo com Fernanda Trisotto, do jornal O Globo, que vem tentando atrair eleitores da emedebista, assim como os de Ciro Gomes (PDT), na tentativa de vencer no primeiro turno. Sem citar o nome do petista, porém, ela disse que a estratégia pelo chamado voto útil é desrespeitosa e pode afugentar apoios de Lula no segundo turno.
— Lamento, também, porque no segundo turno nós sabemos que é preciso fazer composições. Fica sempre cada vez mais distante fazer essas composições quando a gente percebe que ambos os lados jogam de todas as formas, sem nenhum critério, apenas visando a questão eleitoral — afirmou durante compromisso público em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília.
A senadora estendeu as críticas também ao presidente Jair Bolsonaro, cujos aliados também estimularam o voto útil nos últimos dias. Para ela, isso é desrespeito ao eleitor.
— Não é a toa que é uma eleição de dois turnos. Se ganha no primeiro turno de acordo com propostas e ideias que os dois candidatos não apresentam porque não interessa a eles ir a debates e nem discutir os reais problemas do Brasil, porque são dois candidatos populistas, personalistas, que têm projetos iguais de partidos ideológicos e, consequentemente, querem matar a eleição no primeiro turno — criticou.
Tebet chegou à Feira dos Goianos, um grande centro de comércio popular, por volta das 16h30. Ficou pouco tempo, menos de uma hora, mas arrastou dezenas de apoiadores que andaram com ela pelos corredores da feira.
Esteve acompanhada por integrantes do PSDB Mulher e candidatos a deputado distrital do Distrito Federal. A esse público, reforçou as propostas que focam o empreendedorismo, sobretudo feminino, e que vão destravar a economia, como a reforma tributária com foco em ajuste da carga.