sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
Home / JUSTIÇA / TCM: Marcelo Nilo é o primeiro a ser sabatinado na AL-BA; Paulo Rangel responderá deputados durante a tarde
terça-feira 5 de março de 2024 às 10:52h

TCM: Marcelo Nilo é o primeiro a ser sabatinado na AL-BA; Paulo Rangel responderá deputados durante a tarde

JUSTIÇA, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O processo de escolha do próximo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) avanço nesta terça-feira (5) conforme registra Mauricio Leiro e Gabriel Lopes, do Bahia Notícias, com a realização de sabatinas com os dois candidatos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (AL-BA). O deputado Paulo Rangel (PT) e o ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) responderão perguntas de dez parlamentares – sendo cinco indicados pela oposição e cinco pelo governo.

O primeiro a ser sabatinado é Marcelo Nilo. A inquisição começou por volta das 10h30. O deputado Paulo Rangel será sabatinado na Casa Legislativa no período da tarde.

A relatoria da sabatina de Nilo fica a cargo de Júnior Nascimento (União) e a de Paulo Rangel tem parecer do deputado Robinson Almeida (PT). A disputa é pela vaga aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Fernando Vita. Após as sabatinas e aprovação na CCJ, as indicações são levadas ao plenário da AL-BA para votação. Para vencer a disputa e ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta: 32 votos a favor.

Trajetória de Marcelo Nilo

Indicado pelos deputados do bloco de oposição, Marcelo Nilo também teve seu currículo destacado também pelos serviços prestados à Bahia e ao Brasil. Engenheiro civil, ele teve a carreira profissional iniciada como estagiário na Empresa Baiana de Águas e Saneamento do Estado da Bahia (Embasa) em 1977, culminando com a presidência da estatal, depois de ocupar vários cargos e funções na empresa durante 14 anos.

Em 1990, disputou e venceu as eleições para deputado estadual e reelegeu-se para mais seis mandatos consecutivos na AL-BA, onde integrou várias comissões permanentes e temporárias, ocupou cargos na Mesa Diretora. Alcançou, via escolha de seus pares, a presidência do Legislativo baiano em 2007, reelegendo-se nas quatro eleições seguintes e permanecendo por 10 anos no posto.

No cargo de presidente da AL-BA, ocupou interinamente por cinco vezes o Governo do Estado. Em 2018, Marcelo Nilo foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados, também integrou comissões permanentes e temporárias, ressaltando as Comissões de Ética e Decoro Parlamentar e a de Desenvolvimento Urbano.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!