O Tribunal de Contas dos Municípios formalizou, na última quarta-feira (23), a sua filiação Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas – IBRAOP.
O objetivo é desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da gestão e do controle de obras públicas no Brasil, além de uniformizar entendimentos por meio da elaboração de Orientações Técnicas e Procedimentos de Auditoria de Obras Públicas. Também serão realizadas reuniões técnicas, cursos, capacitações para os servidores.
O IBRAOP é uma sociedade civil de direito privado sem fins econômicos, de âmbito nacional, constituído por profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que exercem atividades relacionadas à auditoria de obras públicas. Entre as finalidades do instituto está a prestação de apoio técnico aos Tribunais de Contas e aos órgãos integrantes dos Sistemas de Controle Interno, nos assuntos relacionados à auditoria de engenharia, e a elaboração ou validação metodologias, critérios, técnicas e procedimentos que visem ao aprimoramento dessas auditorias.