Começa nesta quarta-feira (22) o encontro anual dos auditores que formam o corpo técnico do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, responsáveis pelos trabalhos de campo do controle externo das administrações dos 417 municípios baianos. No encontro, que se estenderá até a próxima sexta-feira (24), será feita uma avaliação dos trabalhos realizados ao longo de 2023 e aprovado o plano de trabalho para o próximo ano, com base no Planejamento Estratégico.
A abertura do encontro será feita pelo conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do TCM, que deverá reafirmar as prioridades nas ações fiscalizatórias, especialmente no acompanhamento das ações relacionadas às políticas públicas voltadas para a educação e saúde. Está previsto também uma manifestação do conselheiro Nelson Pellegrino, diretor da Escola de Contas, sobre o processo de modernização e renovação tecnológica dos processos de auditoria. E também da auditora Marilene Ribeiro Marques, superintendente de Controle Externo do TCM, sobre os planos de trabalho para 2024.
O conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo, vice-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, é convidado para a palestra de abertura do encontro, que este ano terá como tema “O novo papel dos Tribunais de Contas”. Na abordagem, o enfoque principal será na “governança, solução de riscos organizacionais e fiscalização de políticas públicas”.
Confira a programação completa do evento, que será realizado no salão de convenções do hotel Mercure.