Foi lançada no Portal do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) a nova ferramenta de análise de jurisprudência desenvolvida pela Assessoria Jurídica (AJU), em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). Este é mais um produto inovador baseado na plataforma de inteligência artificial Barbosa.
Foi disponibilizada no Portal do TCM mais uma opção ao Menu de Jurisprudência – Assistente IA.
A nova ferramenta utiliza inteligência artificial generativa para analisar a jurisprudência de pareceres jurídicos emitidos pela AJU, contando com uma base de dados de mais de 1.000 opinativos aprovados pela Presidência.
Este recurso foi desenvolvido com o objetivo de fornecer orientações tempestivas aos gestores dos órgãos públicos, fundamentadas em pareceres já emitidos pela AJU a respeito de diversos temas afetos à Administração Pública.
Os próximos passos incluem a expansão da ferramenta para o portal público, com projetos como o Jurisprudência-MP, entre outras iniciativas, visando ampliar o acesso e a transparência das análises jurídicas para toda a sociedade.
A Assessoria Jurídica e a DTI seguem comprometidas com a inovação e a excelência, utilizando tecnologias de ponta para aprimorar o serviço público.