sábado 22 de fevereiro de 2025
Foto: ASCOM / TCM
Home / NOTÍCIAS / TCM apresenta novo sistema de gerenciamento de auditorias
quarta-feira 27 de novembro de 2019 às 15:44h

TCM apresenta novo sistema de gerenciamento de auditorias

NOTÍCIAS


Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (27), ao novo Sistema de Gerenciamento de Auditoria – SGA, implementado para auxiliar na execução dos trabalhos realizados pela Corte. O sistema e a base de dados foi cedido, através de parceria, pelo Tribunal de Contas do Estado e garante uma maior segurança no armazenamento, registro e comunicações dos trabalhos das auditorias.

A apresentação do sistema SGA foi promovida pela Escola de Contas do TCM, e feita pelos auditores que compõem o Núcleo de Auditoria Operacional e de Projetos Cofinanciados com Recursos Externos – NAOP, do TCM, que já utilizam o sistema nas auditorias das obras de infraestrutura e projetos sociais em Salvador, que contam com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ou do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – mais conhecido como Banco Mundial. À frente da apresentação esteve o auditor de controle externo Luiz Carlos da Costa Lino Leite.

Agora, o SGA está disponível também para os auditores das inspetorias regionais, diretorias e demais departamentos que compõem a Superintendência de Controle Externo do TCM. Além de garantir maior segurança no trato das informações coletadas, a ferramenta vai facilitar a elaboração e uniformizar os relatórios técnicos das auditorias de acompanhamento, de processos, temáticas e de conformidade.

O Sistema de Gerenciamento de Auditoria é uma ferramenta tecnológica fundamental para qualificar as auditorias dos órgãos de controle externo, e foi cedida ao TCM pelo presidente do TCE/Ba, conselheiro Gildásio Penedo Filho, num processo de aprofundamento da parceria entre as cortes de contas baianas, com a troca de informações, de ferramentas de tecnologia, de conhecimentos e de experiências, com o objetivo agilizar e tornar mais eficiente a fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos pelos entes administrativos.

O coordenador do NAOP, conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna, destacou que a troca de experiências e a consultoria dos auditores do TCE/Ba às equipes técnicas do TCM foram fundamentais para que a corte de contas municipais fosse credenciada pelo BID para a realização das auditorias de acompanhamento que são exigidas pelo próprio banco nas obras por ele financiadas. Com isto, além de especializar ainda mais os auditores e demais técnicos da corte, também os municípios que tiveram financiamentos aprovados pelo banco – como no caso, Salvador – serão beneficiados, já que economizarão recursos que seriam pagos a instituições privadas de auditoria.

Veja também

Operário morre após ser atropelado por rolo compactador em obra de estrada na Bahia

Um funcionário de uma obra morreu após ser atropelado por um rolo compactador, na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!