Dados recentes divulgados pelo Busca Ativa, metodologia aplicada pelo Unicef para detectar evasão ou exclusão escolar, indicam que, somente na Bahia, há 220 mil alunos fora da escola. Visando mudar esse cenário a partir da fiscalização dos recursos públicos destinados à Educação no estado e da melhoria da qualidade do ensino, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e a Secretaria de Educação da Bahia estão fazendo o intercâmbio de dados e conhecimentos na construção de uma agenda positiva, que transforme essa realidade.
Uma das etapas dessa conjunção de esforços foi a apresentação na última semana das Políticas Educacionais de 2019 pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e pelo subsecretário, Danilo de Melo Souza.
A apresentação contou com a participação de vários servidores do TCE/BA envolvidos no projeto Educação é da Nossa Conta, capitaneado pelo gabinete da conselheira Carolina Costa, e de servidores da SEC.
Ao abrir oficialmente o evento, o presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, elogiou a iniciativa do secretário Jerônimo Rodrigues e da conselheira Carolina Costa na apresentação das Políticas Públicas, destacando o importante papel da 5ª Coordenadoria no levantamento de dados relativos à Educação no estado no âmbito do projeto Educação é da nossa conta.
O evento abriu ainda espaço para várias colocações dos participantes. No encerramento, a conselheira Carolina Costa entregou ao secretário Jerônimo Rodrigues um exemplar do Índice de Performance da Educação nos Municípios.