O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, recebeu, na tarde desta última segunda-feira (26), do diretor-presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba / Neoenergia, Thiago Freire Guth, uma placa que formaliza a entrega da primeira etapa do projeto de instalação de sistemas solares fotovoltaicos no edifício-sede, prevista no Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições. Com o objetivo de produzir energia limpa e sustentável, o sistema possui uma potência de 95,49kWp e geração estimada em 135 MWh/ano. Uma segunda usina está sendo tramitada entre as partes para que seja iniciada a sua construção. Para a instalação dos painéis, a distribuidora investirá cerca de R$ 1,3 milhão.
A cerimônia de entrega ocorreu no edifício-sede do Tribunal de Contas do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença dos conselheiros Gildásio Penedo Filho e Inaldo da Paixão Santos Araújo, da superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas; do supervisor de Eficiência Energética, Daniel Sarmento; da representante de Relações Institucionais Patrícia Almeida; além do presidente da Comissão Mista de Desenvolvimento e Sustentabilidade das Cortes de Contas, Jorge Felizola; do assessor jurídico do TCE, Wendel Régis Ramos; do gerente de Administração, Fernando Del Rey; do servidor João Alves e do colaborador terceirizado Flávio Félix.
A construção das duas usinas faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Aneel, que tem como objetivo promover o uso consciente da energia elétrica e adotar iniciativas que visam à geração de energia limpa e sustentável. Com a conclusão da segunda etapa, a potência estimada a ser acrescida será de 205 kWp, atingindo-se, assim, um total de 300 kWp, e a redução de aproximadamente 25% do consumo em todo o edifício-sede.
Para o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, a entrega da usina solar vai gerar uma economia de energia que será revertida em benefício da sociedade. “Como todo órgão público consegue ter essa economia de energia, poderá prestar outros serviços utilizando esse recurso financeiro. Então, é uma parceria que envolve sustentabilidade, porque estamos gerando energia renovável, mas principalmente uma contrapartida da nossa concessão de serviço público para a sociedade. A Neoenergia Coelba é uma distribuidora engajada no uso consciente de energia e ficamos felizes em saber que instituições e empresas têm a mesma preocupação que temos com o futuro do estado”, destacou.
O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, lembrou que a entrega da primeira etapa muito se deve ao empenho do conselheiro Gildásio Penedo Filho, que iniciou as tratativas e empreendeu várias ações de sustentabilidade à época da sua gestão, a exemplo do Programa de Sustentabilidade criado a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e economizar materiais nas estações de trabalho. “Hoje podemos dizer que somos o segundo prédio no CAB gerando energia renovável. Isso graças à preocupação que temos com a coisa pública e com adoção de medidas que contribuam efetivamente para a preservação ambiental”, revelando que ainda neste mês será realizada licitação para aquisição dos carports solares (estacionamentos solares).
Além dos benefícios ao meio ambiente, as usinas permitem uma economia aos cofres públicos, permitindo que outros projetos sejam desenvolvidos. A Neoenergia Coelba estima que a economia anual proporcionada pelos sistemas seja superior a R$ 180 mil.