segunda-feira 30 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/TCE-BA
Home / Mundo / MUNDO / TCE da Bahia conclui capacitação em Angola
segunda-feira 10 de junho de 2024 às 17:46h

TCE da Bahia conclui capacitação em Angola

MUNDO, NOTÍCIAS


Representantes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) encerraram, na última sexta-feira (7) a jornada de capacitação dos servidores do Tribunal de Contas de Angola, cujos trabalhos foram desenvolvidos em um período de 35 horas. O evento, realizado no âmbito do Convênio de Cooperação técnica celebrado pelo Conselheiro Marcus Presidio, entre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia e o Tribunal africano, contou com mais de 120 auditores daquele Tribunal, além de servidores da Procuradoria Geral da República (PGR) e do órgão de controle interno daquele país.

Foto: Divulgação/TCE-BA

Os cinco dias de treinamento se destinaram à formação dos treinandos em auditoria de compliance, com foco na aplicação das normas ISSAI, sobretudo as Issai 400 e 4000.

No último dia foi aplicada uma avaliação para verificar a assimilação do conteúdo, que levou em consideração trabalhos em grupos, prova de múltipla escolha, presença e desempenho das apresentações ao público. O último dia também serviu para esclarecer dúvidas e apresentar a revisão dos temas mais relevantes.

O vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Inaldo Araújo, também destacou a participação intensiva de todos e agradeceu o apoio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e do Corpo de Voluntários de Serviços Financeiros (FSVC), organismos internacionais que contribuíram com a realização do evento de capacitação, com o financiamento das passagens, e fez agradecimentos em nome do amigo, conselheiro- presidente Sebastião Gunza, assim como da juíza conselheira Olinda França, que enalteceu a capacitação e a disposição do corpo técnico do TCE/BA. A cerimônia terminou com a entrega de diploma aos formandos.

O Secretário de Controle Externo do TCE/BA, José Raimundo Aguiar, afirmou que, nesse período, os treinandos demonstraram uma grande evolução, com brilhante avanço no conteúdo das citadas normas de auditoria. Já Wendel Ramos destacou a evolução na compreensão dos conceitos de riscos de auditoria, enquanto Edmilson Galiza elogiou o empenho de todos e destacou que estão prontos para iniciar a transição para a utilização dos recursos tecnológicos adotados pelo TCE/BA que suportam a auditoria, especialmente o Sistema de Gerenciamento de Auditoria e o Sistema de Observação das Contas Públicas.

Veja também

Débora Regis anuncia os nomes dos seus secretários

Os bastidores da política em Lauro de Freitas, cidade na região metropolitana de Salvador, está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!