domingo 24 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / TCE da Bahia assina termo para implantação de energia solar
segunda-feira 18 de dezembro de 2023 às 18:35h

TCE da Bahia assina termo para implantação de energia solar

NOTÍCIAS


Representantes da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Neoenergia Coelba, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) assinaram, na manhã desta segunda-feira (18), o Termo de Cooperação Técnica com o intuito de desenvolvimento de ações de eficiência energética. O principal objetivo é a implementação de usina fotovoltaica, com potência até 300kWp, na unidade consumidora do Centro Administrativo da Bahia. Na oportunidade, foram apresentados os projetos de energia solar a serem implementados nos terraços do TCE/BA e DPE/BA.

Após assinarem o Acordo, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio; o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, e a defensora-geral da DPE/BA, Firmiane Venâncio, fizeram suas considerações a respeito do Termo, destacando os propósitos de sustentabilidade, como a criação de uma cultura que compreenda a energia elétrica como produção e bem econômico. Para Marcus Presidio, o projeto se impõe pela economicidade para os cofres públicos por meio do uso racional da energia elétrica. “É um projeto de grande importância para garantir um ambiente sustável de trabalho, com a economia de recursos e uma visão de preservação do meio ambiente. O TCE já faz a sua parte com a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED na parte do estacionamento externo do Tribunal. Agora é reunir esforços, definir prazos e trabalhar para que todos possam dar a sua contribuição, trazendo mais economicidade para as instituições”, disse o conselheiro-presidente.

Para o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, o principal benefício da implantação do projeto de energia fotovoltaica, além da disseminação de ações de sustentabilidade, é que a economia inerente ao sistema vai gerar mais recursos para o erário, fazendo com que os gestores possam aproveitar os recursos economizados em outros projetos que sirvam à sociedade. “A redução do custeio com energia elétrica resulta em mais sobra de dinheiro para que as instituições ampliem os seus serviços”, disse.

O assessor especial Jorge Felizola, que também participou da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, lembrou que o projeto de implantação de energia fotovoltaica na Corte de Contas baiana tem sua origem na campanha TCECO, Programa de Sustentabilidade criado pelo Tribunal a fim de garantir o uso sustentável dos recursos naturais e economizar materiais nas estações de trabalho. “É uma grande satisfação testemunhar que este projeto teve continuidade e ver, hoje, o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, assinar o termo que visa à implantação do projeto de energia fotovoltaica. Uma prova indiscutível de que o edifício-sede do TCE/BA está alinhado aos modernos padrões de acessibilidade e sustentabilidade”, concluiu Felizola.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!