segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Divulgação/TCE
Home / JUSTIÇA / TCE da Bahia apresenta planejamento estratégico 2024/2027
quarta-feira 24 de janeiro de 2024 às 10:52h

TCE da Bahia apresenta planejamento estratégico 2024/2027

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Conselheiros, gestores, procuradores e servidores do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) participaram da apresentação, na tarde desta última terça-feira (23), do Plano Estratégico 2024-2027 da instituição. Na sala de treinamento da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), eles conheceram o mapa estratégico dos próximos quatro anos, que apresenta os novos valores, missão e visão da Casa de Contas baiana.

O seminário marcou o início da etapa de implementação do novo planejamento, que foi construído entre setembro e dezembro de 2023 e aprovado pelo Tribunal Pleno por meio da Resolução nº 119/2023. Para o presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, que realizou a abertura do evento, o envolvimento de todos os servidores na execução do plano é imprescindível para o avanço do tribunal.

“A grande missão hoje do Tribunal de Contas do Estado da Bahia é continuar avançando no sentido do auxílio, do caráter auditativo. Eu costumo discutir isso exaustivamente, que dialogar, capacitar não é colocar em dúvida a nossa independência como órgão de controle, não se trata disso, mas acho que cada dia mais nós temos que ser mais eficientes e mais eficazes no sentido da aproximação dos gestores, aproximação da sociedade, para que realmente possamos fazer nossa missão, que é o controle do gasto público”, disse Marcus Presidio.

2024 01 23 apresentacaoPlanejEstrategico2 portalA explanação da Diretoria de Gestão Estratégica (DGE), setor que coordenou o trabalho, fez uma retrospectiva das principais etapas de elaboração do plano, que contou com entrevistas, oficinas e reuniões com gestores, servidores e conselheiros do TCE/BA. O gerente de planejamento da DGE, Murilo Nunes, também abordou as principais diretrizes e prioridades definidas no novo planejamento.

Em relação à nova missão definida para o TCE/BA, Murilo destacou a efetividade e a tempestividade. “É para isso que a gente vem aqui todos os dias, trabalhar para contribuir com uma instituição que vai, a partir do exercício efetivo e tempestivo do controle externo, contribuir para o resultado das políticas públicas e, consequentemente, melhorar a vida dos cidadãos baianos”, afirmou.

Na sequência, o consultor Christian Cardozo, da MBS Consulting, empresa que apoiou o processo de formulação do planejamento, discutiu como adotar meios para executar e colocar em prática a estratégia organizacional. Christian apresentou aos servidores a metodologia OKR – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave), “um modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados, que funcionam como ferramenta de comunicação interna: integram as equipes através da formulação de objetivos relacionados à missão, aos valores e à estratégia corporativa”, descreveu o consultor.

Nos próximos dias 24 e 25.01 (quarta e quinta-feira), serão realizadas reuniões para a definição da nova sistemática de desdobramento e monitoramento da estratégia e para elaboração da Resolução de Diretrizes para o Planejamento Operacional de 2024 (Plano Tático).

Veja também

Cultura da memória na Alemanha, 80 anos depois de Auschwitz

País cuida para que capítulo mais sombrio da sua história não caia no esquecimento. Mas, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!