O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) é um dos órgãos de controle aderentes ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que será lançado, de forma virtual, no próximo dia 20 de maio (quinta-feira), às 10h. A iniciativa é da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública dos 26 Estados e do Distrito Federal.
O programa conta ainda com a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU), e tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
O encontro virtual ocorrerá por meio da plataforma Teams, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube. A ação tem o objetivo de apresentar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção e a plataforma de autosserviço e-Prevenção, ferramenta que oferece às organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes a oportunidade de se autoavaliarem e verificarem o quanto estão suscetíveis à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas.