Chegou a vez dos permissionários de táxi de Salvador fazerem a vistoria anual obrigatória para renovação de alvará de circulação. Até o dia 10 de novembro, cerca de sete mil taxistas deverão comparecer ao pátio da Coordenadoria de Fiscalização e Administração de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), nos Barris, munidos da documentação exigida, de acordo com o calendário.
Taxista há quase 15 anos, João Bonifácio, de 66 anos, foi um dos motoristas que estiveram no local na manhã da quarta-feira (14), para realizar a vistoria. “Eu sei que a fiscalização é intensa e rigorosa, por isso, ando sempre com o carro em dia. Essa é uma medida que traz segurança para mim e para os meus passageiros. Quando chega a época da renovação de alvará eu não só me dirijo ao pátio como também lembro e influencio meus colegas taxistas a virem para que ninguém tenha prejuízos”, explica.
Agendamento
Fábio Couto, de 47 anos, trabalha em um ponto fixo no aeroporto de Salvador, um dos mais movimentados da capital baiana, e relata o rigor e o nível de exigência dos passageiros que transporta em seu veículo. “O turista que chega de viagem no aeroporto chega muito preocupado com a segurança do transporte e o alvará serve justamente para isso, facilitar a identificação do veículo, mostrando que de fato o táxi é um transporte regulamentado, fiscalizado e seguro para ser utilizado. Por isso, é muito importante manter não somente o alvará, mas todas as outras funcionalidades do carro em dia”, conta o taxista.
As vistorias acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, mediante agendamento prévio pelo site http://agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br/common/index.php e seguindo o calendário estabelecido. O valor do serviço é de R$107,30. Os veículos devem estar em conformidade com a padronização obrigatória, além de apresentar os requisitos de segurança (triângulo, chave de roda e estepe), higiene, conservação e condição de trafegabilidade.
Documentação
Os permissionários, no ato da vistoria, devem apresentar certificado da última aferição, cartão de identificação, selo GNV, pagamento da contribuição sindical, licenciamento atualizado e licença de veiculação do Engenho de Publicidade em Táxi. Além disso, devem levar documentos pessoais, como comprovante de residência, carteira de identidade e de habilitação.
Os veículos devem ter faixas paralelas horizontais pintadas na carroceria, nas cores azul arara e vermelho ibérico, com 5,5 cm de largura e 1,0 cm de distância entre ambas. O número do alvará deverá ser pintado nas laterais do carro, entre as faixas, e na parte traseira, no canto superior direito, ambos com 8,0 cm de altura, e letras do tipo futura medium, também na cor azul arara.