quinta-feira 21 de novembro de 2024
Lula e Tarcísio durante o evento de aniversário do Porto de Santos Presidência da República/Divulgação
Home / DESTAQUE / Tarcísio recebe afagos de Lula em Santos e ouve da plateia: ‘Vem pro PT’
sexta-feira 2 de fevereiro de 2024 às 12:54h

Tarcísio recebe afagos de Lula em Santos e ouve da plateia: ‘Vem pro PT’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estiveram juntos nesta sexta-feira (2) para o evento em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos, que o petista chamou de “ato civilizatório”. Em um clima descontraído, os dois trocaram segundo Victoria Bechara, da revista Veja, afagos e firmaram a parceria para a construção de um túnel que ligará as cidades de Santos e Guarujá.

“Nós estamos em um ato civilizatório. Esse ato aqui, mais do que o anúncio, significa que precisamos restaurar esse país a normalidade, e a normalidade é a gente respeitar o direito à diferença”, declarou Lula, que ainda fez uma referência aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. “Disputamos com Tarcísio e perdemos as eleições. Não dá para dar um golpe em São Paulo, invadir um prédio. É voltar para casa e se preparar para disputar outra vez. E respeitar o direito do exercício da função de quem ganhou as eleições, senão a democracia fica capenga”, acrescentou.

O presidente disse ainda que não faltará respeito ao papel exercido por Tarcísio e que não está beneficiando o governador, mas o estado “mais importante” da federação. “Nunca, em oito anos de Presidência, eu tratei São Paulo diferente porque o governador não pertencia ao meu partido. Quero te dizer, Tarcísio, que você terá da Presidência da República tudo aquilo que for necessário”, disse.

Enquanto Lula discursava, Tarcísio e ministros do governo caíram na risada ao ouvir alguém na plateia gritar “vem para o PT, Tarcísio”. O governador, porém, também foi vaiado por alguns apoiadores do presidente durante a cerimônia.

O túnel Santos-Guarujá

O governo federal anunciou que serão investidos 5,8 bilhões de reais na construção do túnel. O empreendimento está incluído do Novo PAC e será financiado por uma parceria público-privada. A obra é prometida há mais de 90 anos, mas nunca saiu devido a entraves políticos entre o governo federal e as gestões paulistas. A expectativa é que o túnel beneficie mais de 5 milhões de pessoas.

O acordo foi firmado em uma reunião entre Tarcísio e Lula no Palácio do Planalto. Antes, o governo federal queria executar sozinho a obra, mas foi convencido a dividir a operação com o governador, outro interessado nos dividendos políticos do empreendimento.

Veja também

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou para PT da Bahia

Preso por suspeita de envolvimento em um suposto plano para matar o presidente Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!