O coordenador do governo de transição em São Paulo, Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta terça-feira (22) conforme o Estadão, 105 nomes que vão compor a equipe responsável por representar o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) e preparar o terreno da nova gestão paulista.
Entre os integrantes, Tarcísio abrigou bolsonaristas e evangélicos em áreas sociais, e escolheu nomes de sua confiança na Infraestrutura e que passaram pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Segundo Afif, a lista contém integrantes com potencial para assumir o secretariado a partir de janeiro, mas os novos representantes das pastas ainda não estão definidos e alguns devem começar a ser anunciados ainda esta semana.
Coordenam o grupo o ex-diretor da EPL Arthur de Lima, a assessora de imprensa Lais Vita, a engenheira Priscilla Perdicaris e o economista Nelson Costa.
Os eixos temáticos estão divididos em Agricultura e Abastecimento; Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos da Pessoa com Deficiência; Educação, Cultura e Esportes; Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Finanças; Meio Ambiente, Habitação e Infraestrutura; Saúde; Segurança Pública e Administração Penitenciária; e Turismo.
Entre os integrantes, Tarcísio premiou bolsonaristas como o deputado estadual Frederico Dávila, que xingou o papa Francisco e o arcebispo de Aparecida de “vagabundos”, “safados” em 2021.
Ele estará ao lado do presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)Coronel Mello de Araújo no eixo de agricultura e abastecimento.
Apoiadores de Bolsonaro, o vereador Gilberto Nascimento Jr(PSC), a deputada federal Rosana Valle(PL), o economista Filipe Sabará e a vereadora em São Paulo Sonaira Fernandes (Republicanos) vão compor a equipe de desenvolvimento social.
Já a deputada estadual Valeria Bolsonaro estará na área de cultura e educação. O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) compõe o grupo de segurança pública.