O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu que a Agência de Fomento Desenvolve-SP vai assumir o papel de agente financeiro para a habitação. A ideia segundo Roseann Kennedy, do Estadão, é atuar no mercado oferecendo crédito diretamente às construtoras para a produção de moradias populares.
Tarcísio disse à Coluna que a Desenvolve, como instituição financeira, pode captar recursos de novas fontes como BNDES, BRICs e no próprio mercado, para financiamento da produção habitacional, sem os recursos de fontes tradicionais.
A primeira linha de financiamento já está desenhada no Programa de Crédito à Produção Privada de Habitações, que será lançado no mês de julho. Mas integrantes do governo de São Paulo apostam que este será o primeiro passo para que a agência de fomento também possa assumir financiamentos do Minha Casa Minha Vida (MCMV) no Estado.
A participação da Desenvolve no programa federal para obras no Estado é uma possibilidade porque a Medida Provisória do novo MCMV derrubou o monopólio da Caixa Econômica Federal sobre as operações do programa habitacional.
“O Novo Minha Casa Minha Vida abre essa possibilidade e Tarcísio vai mostrar que a Desenvolve SP é um competente agente financeiro”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.