domingo 22 de dezembro de 2024
Home / Mundo / MUNDO / Talibã exibe armas apreendidas no desfile de vitória em Kandahar
quarta-feira 1 de setembro de 2021 às 15:09h

Talibã exibe armas apreendidas no desfile de vitória em Kandahar

MUNDO, NOTÍCIAS


O Talibã exibiu na quarta-feira (1) dezenas de veículos blindados de fabricação americana junto com armas apreendidas recentemente nas celebrações da vitória na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão.

Em vídeos postados nas redes sociais, o Talibã desfilou a artilharia deixada para trás pelas forças afegãs e americanas depois que a retirada das últimas tropas americanas deixou o Afeganistão nas garras do grupo militante.

Os militantes agitaram bandeiras brancas do Talibã em Humvees e SUVs blindados no desfile militar, onde muitos dos veículos apareceram em condições quase perfeitas. O Talibã também organizou uma exibição aérea com um helicóptero Black Hawk recentemente apreendido, passando pelos militantes ao longo da estrada, enquanto também arrastava uma bandeira branca do Talibã.

O desfile aconteceu um dia depois de um vídeo ter mostrado os militantes passando por um hangar abandonado no aeroporto de Cabul repleto de equipamentos que os EUA deixaram para trás.

Em um vídeo, militantes vestidos com uniformes no estilo americano e segurando armas fabricadas nos EUA examinaram um helicóptero CH-46 Sea Knight estacionado dentro de um hangar. Os combatentes do Talibã também foram vistos posando para fotos sentados nas cabines de aviões e helicópteros que pertenceram à Força Aérea Afegã.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse à CNN na terça-feira (31) que não estava “muito preocupado com essas imagens” de combatentes do Talibã examinando a aeronave abandonada.

“Eles podem inspecionar o quanto quiserem”, disse Kirby. “Eles podem olhar para eles, podem andar – mas não podem pilotá-los. Eles não podem operá-los.”

Veja também

Ex-chefes de Estado e governo denunciam invasão à embaixada da Argentina na Venezuela

O Grupo IDEA (Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas) emitiu um comunicado, neste último …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!