A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados teve uma disputa de fotografias no último fim de semana. De um lado, o líder do seu partido, Hugo Motta (Republicanos-PB), posou com aliados em um casamento na Itália. De outro, os líderes baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antonio Brito (PSD), que selaram aliança na eleição da Mesa Diretora, compartilharam registros no Círio de Nazaré, em Belém.
O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não pode se reeleger e tenta transferir seu capital político a um nome de sua escolha. Motta entrou na disputa após uma reviravolta, com a desistência do presidente de seu partido, Marcos Pereira (Republicanos-SP). Ele é o candidato apoiado por Lira, num revés a Elmar, que até então era considerado o favorito para ter a chancela do aliado.
Desde então, Elmar diz que rompeu com Lira e se aliou a Brito, considerado o mais governista dos candidatos. A ideia é que eles criem um bloco alinhado ao Executivo, sem o PL de Jair Bolsonaro, para garantir governabilidade a Lula (PT) nos últimos dois anos do mandato do petista. Para isso, tentam atrair apoio do governo, do MDB e do PT —para o partido de Lula, ofereceram a primeira vice-presidência.
Motta esteve em um casamento na Itália no fim de semana. Ele posou acompanhado do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), um dos fiadores de sua candidatura, e dos líderes Doutor Luizinho (PP-RJ) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). O ministro André Fufuca (Esportes) aparece na foto, assim como o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que é deputado federal licenciado do PL.
Na semana em que Lira afirmou a aliados que apoiaria Motta, o líder do Republicanos se reuniu com o presidente da Câmara e lideranças de outros sete partidos, entre eles PT e PL, numa sinalização de apoio a sua candidatura. A ideia é oferecer a primeira vice-presidência ao PL e a primeira-secretaria ao PT.
Já Brito e Elmar participaram das comemorações do Círio de Nazaré, em Belém. Eles compartilharam foto ao lado de aliados, ministros e do próprio Lula. Em uma das fotografias, aparecem o presidente da República (entre os dois candidatos) e os ministros Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência) e Celso Sabino (Turismo). Em outra, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Na semana passada, numa demonstração da aliança, Brito e Elmar chegaram juntos a uma festa em Brasília, que tinha como pano de fundo a sucessão de Lira.