quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/EBC
Home / DESTAQUE / STF mantém quebras de sigilos de Pazuello e Capitã Cloroquina
domingo 13 de junho de 2021 às 06:15h

STF mantém quebras de sigilos de Pazuello e Capitã Cloroquina

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro Ricardo Lewandowski negou neste último sábado (12) mandado de segurança à médica Mayra Pinheiro, a Capitã Cloroquina, e ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para barrar as quebras de sigilo telefônico e telemático impostas contra eles pela CPI da Pandemia.

O ministro entendeu que o ato da comissão é legítimo e, portanto, deve ser mantido. “Para a configuração de ato abusivo apto a embasar a concessão da cautelar requerida seria preciso ficar inequivocamente demonstrada a falta de pertinência temática entre a medida aqui questionada e os fatos investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito. Tal descompasso, contudo, a meu sentir, não restou devidamente demonstrado”, diz a decisão.

O ministro negou o pedido para derrubar as quebras, mas lembrou que os sigilos da médica não poderão ser violados pela comissão, o que configuraria crime, assim como a divulgação de informações de natureza pessoal, sem interesse com o tema da CPI.

“Indefiro o pedido de concessão de liminar, com as ressalvas acima declinadas quanto ao trato dos documentos confidenciais, bem como à proteção de elementos de natureza eminentemente privada, estranhos ao objeto da investigação, concernentes à impetrante ou a terceiras pessoas, os quais deverão permanecer cobertos por rigoroso sigilo, sob as penas da lei”, diz Lewandowski.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!