quarta-feira 4 de dezembro de 2024
Foto: Rosinei Coutinho/STF
Home / DESTAQUE / STF forma maioria para manter decisão de Dino que libera emendas parlamentares
terça-feira 3 de dezembro de 2024 às 06:05h

STF forma maioria para manter decisão de Dino que libera emendas parlamentares

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta última segunda-feira (2), para manter a decisão do ministro Flávio Dino que libera os pagamentos das emendas parlamentares, com novos critérios de transparência.

Até o momento, já são seis votos a zero para manter a decisão que permite os repasses, suspensos desde agosto deste ano.

Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli acompanharam o relator no julgamento em sessão extraordinária do plenário virtual que vai durar até a noite de terça-feira (3). Faltam os votos de Cármen Lúcia, Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Entre os critérios estabelecidos por Dino para garantir a transparência da execução orçamentária está a identificação dos parlamentares nominalmente no Portal da Transparência, no caso das emendas de relator e de comissão, e a apresentação do plano de trabalho prévio para as emendas de transferência especial, as chamadas “emendas Pix”.

A liberação ocorreu após o Congresso Nacional aprovar um projeto com novas regras para as emendas parlamentares. O texto foi sancionado na semana passada pelo presidente Lula da Silva (PT).

Veja também

Flávio Bolsonaro diz que corte internacional pode ser ‘caminho’ caso pai seja denunciado por tentativa de golpe

O senador Flávio Bolsonaro afirmou que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode recorrer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!