segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / JUSTIÇA / STF envia à Justiça Eleitoral apuração contra Onyx por caixa dois
quinta-feira 21 de fevereiro de 2019 às 18:41h

STF envia à Justiça Eleitoral apuração contra Onyx por caixa dois

JUSTIÇA


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, mandou nesta quinta-feira (21) para a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul uma apuração preliminar contra o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sob suspeita de ter cometido crime de caixa dois.

Segundo informações do O Globo, o ministro se baseou na atual regra do foro privilegiado, que permite apenas a continuidade do processo na Corte se o fato tiver ocorrido no cargo atual, em decorrência do mandato.

O fato apurado ocorreu quando Onyx era deputado federal. No ano passado, ele foi reeleito para o mesmo cargo. No entanto, pediu licença para assumir a Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro.

“Neste processo, constata-se que o delito imputado, apesar de supostamente cometido quando o investigado exercia mandato de deputado federal, não está relacionado ao cargo atualmente ocupado – ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República do Brasil”, escreveu Marco Aurélio.

No ano passado, o plenário do STF decidiu que o foro privilegiado de deputados só vale para crimes cometidos no mandato e em razão do cargo ocupado.

Veja também

Primeira mulher a presidir o STM diz que participação de militares no governo deturpa a política

Eleita para presidir o Superior Tribunal Militar (STM) com oito de 15 votos dos ministros …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!