quinta-feira 26 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Globo Rural
Home / JUSTIÇA / STF derruba liminar de Mendonça que paralisava ações sobre compras de terras por estrangeiros
sábado 6 de maio de 2023 às 07:41h

STF derruba liminar de Mendonça que paralisava ações sobre compras de terras por estrangeiros

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Foi proclamado pelo STF nesta última sexta-feira (5) o resultado do julgamento virtual do plenário que analisou, ao longo da semana, a liminar que o ministro André Mendonça havia concedido, a pedido da OAB, paralisando segundo o colunista Lauro Jardim, do O Globo, todos os processos judiciais sobre compras de terras brasileiras por estrangeiros.

O placar havia ficado empatado em cinco votos favoráveis à medida e cinco contrários, mas, por força do regimento da Corte, venceu a posição contrária defendida por Alexandre de Moraes e encampada por mais quatro magistrados.

Com isso, seguem válidas as tramitações das ações em questão e também as regras que limitam as aquisições do território nacional por companhias de outros países. Moraes entendeu que a liminar de Mendonça poderia causar “danos incalculáveis”, com “impactos econômicos sequer estimados”. Com ele, votaram Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

No pano de fundo da liminar, está o caso da briga pelo controle da Eldorado Celulose entre a J&F e a Paper Excellence, gigante asiática do setor. A OAB deu entrada no pedido, posteriormente aceito por Mendonça, quando essa segunda empresa foi reabilitada juridicamente no embate pela Justiça de São Paulo.

Veja também

Como Olaf Scholz se tornou tão impopular na Alemanha

Apesar das baixas taxas de aprovação, chanceler federal é candidato à reeleição pelo Partido Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!