As ações e os dados do governo do estado sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, além de políticas públicas de superação na Bahia, foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (8) na Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa (AL-BA). A apresentação foi feita pela secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
O titular da SSP-BA falou sobre a Ronda Maria da Penha, já instalada em 15 cidades da Bahia, e os núcleos de atendimento às mulheres vítimas de violência, fruto de um termo de cooperação com as instituições da rede. Barbosa também destacou a implantação da “sala lilás” e a realização de seminários e workshops nas unidades da Polícia Civil.
Com relação aos dados de feminicídio, o secretário disse que a capital baiana teve uma redução de 62,5% em 2018, com sete vítimas. Até agora, em 2019, a SSP contabiliza cinco casos.
Já Julieta aproveitou sua fala para ressaltar os espaços que o estado dispõe de atendimento para as mulheres. “São 82 municípios com organismos de políticas públicas, 38 conselhos e 82 pactos assinados com os municípios para esse enfrentamento”. Ela lembrou ainda que um dos principais desafios é a territorialização dessas políticas.
Presidente da comissão e responsável por propor à apresentação na AL-BA, a deputada Olívia Santana (PCdoB) destacou a importância do evento, a fim de garantir que os deputados tenham um conhecimento maior sobre as ações do governo Rui Costa (PT) nesta área.