O deputado federal Jorge Solla (PT) acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA), contra o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes. O município enfrenta uma crise na saúde por conta de uma greve dos funcionários que atuam nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, administrados pela Santa Casa, por conta de atraso nos salários.
Segundo o político, o gestor municipal estaria se negando a repassar R$25,5 milhões de recursos federais direcionados à entidade filantrópica. Solla pediu ainda a intervenção política do governador Rui Costa, dos senadores baianos e do secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas.
“Diante da grave dificuldade que passa a entidade, formamos uma frente de deputados que foi ao Ministério da Saúde e solicitamos recursos para realizar um mutirão de cirurgias bariátricas na Santa Casa. A ideia era de zerar a fila e a Santa Casa, ao produzir, ter uma margem de lucro e ajudar a pagar as dívidas acumuladas”, explicou o petista.
O Sindicato Trabalhadores Estabelecimento Saúde Itabuna (Sintesi) também encaminhou denúncia ao MP-BA solicitando intervenção na gestão municipal do SUS.