A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto neste ano adotou como slogan uma expressão igual ao do movimento de direita “Juntos Pelo Brasil”.
Segundo o canal CNN, o grupo fez manifestações em 2016 em apoio ao então deputado Jair Bolsonaro e a Donald Trump –que, à época, disputava a eleição nos Estados Unidos– e contra Dilma Rousseff (PT), que sofreu impeachment no mesmo ano.
No início deste mês, em um evento em São Paulo, Lula lançou o movimento chamado “Vamos Juntos Pelo Brasil”, que, segundo explicação publicada no site do PT, “une partidos políticos e movimentos sociais em favor da retomada da democracia e da reconstrução do Brasil”.
As legendas que integram a frente são: PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, PSOL e Solidariedade, que devem compor a coligação de Lula.
No mesmo evento ocorrido na capital paulista, foi oficializada a pré-candidatura de Lula e a aliança com um antigo adversário, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), que deverá ser o vice na chapa.
Além de já ter sido o nome de um grupo de direita, a frase “Juntos pelo Brasil” também é utilizada por adeptos desse espectro político, chegando, inclusive, a estampar camisetas. A loja virtual DireitaStore, por exemplo, comercializa as peças com essa frase.
Procurado, o PT afirmou que não vai se pronunciar.