Bate-papo com a Defesa Civil, realizado nesta quinta-feira (30), foi o primeiro de uma série de eventos mensais com transmissão pelo canal do MDR no YouTube
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promoveu, nesta quinta-feira (30), um debate sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), com a participação de convidados e especialistas na área. O evento foi o primeiro de uma série, batizada de Bate-papo com a Defesa Civil, que será realizada sempre na última quinta-feira do mês, com transmissão pelo canal do MDR no YouTube. A intenção é ampliar a discussão para a gestão de riscos de desastres e a atuação das defesas civis de forma integrada e sistêmica.
No evento desta quinta-feira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destacou a importância de as defesas civis desempenharem um trabalho sistêmico. “É possível, sim, qualquer estado ou município avançar nessa questão, independentemente do tamanho da região. Para consolidar um sistema, é preciso pactuar, combinar e, mais do que isso, é preciso que cada um dê a sua contribuição. É um trabalho absolutamente em conjunto”, observou.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo Vieira, ressaltou que essa atuação sistêmica já existe na capital mineira. “Nós temos um grupo de gestão de riscos e desastres que agrega todas as estruturas da prefeitura da cidade e se reúne semanalmente para discutir as previsões meteorológicas, os últimos eventos que ocorreram na cidade e quais as providências necessárias para restabelecer a normalidade”, relatou.
O coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, Fernando Raimundo Schunig, também reforçou a importância dessa visão sistêmica e destacou o trabalho desempenhado no estado. “Entendemos que a defesa civil não é um órgão, mas um sistema e procuramos usar esse conceito em todas as decisões. Atualmente, nós temos uma integração fantástica com secretarias, superintendências, corporações e instituições em nível federal, estadual e municipal, além de uma forte parceria com o terceiro setor. Portanto, nós desempenhamos o papel principal da defesa civil que é o de integrar”, analisou.
O secretário Alexandre Lucas ainda destacou a importância de eventos como esse. “Teremos a oportunidade de discutir a defesa civil no Brasil a partir de vários temas diferentes” concluiu.
Nas próximas edições, serão debatidos temas como autoproteção, proteção pública e comunitária; importância e formação dos Nupdecs; cidades resilientes; planos municipais de redução de riscos; atendimento psicossocial em desastres; resgate de animais em desastres e barragens Sabo.
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil
O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil, sob a centralização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, além da ampla participação da sociedade civil. O objetivo é evitar desastres e minimizar seus efeitos a partir de um conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e reconstrução.