sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Sistema de gestão e acompanhamento de carreiras desenvolvido pelo MP-BA será utilizado pelo TJBA
quinta-feira 29 de junho de 2023 às 09:02h

Sistema de gestão e acompanhamento de carreiras desenvolvido pelo MP-BA será utilizado pelo TJBA

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Ministério Público estadual e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) celebraram na última segunda-feira (26) acordo de cooperação técnica que prevê a disponibilização do Sistema de Gestão e Acompanhamento de Carreiras (Siga), desenvolvido pelo MP-BA, para o Tribunal. Pelo acordo, o TJ-BA terá acesso ao software, código-fonte e módulos do Siga, com o objetivo de realizar a gestão e acompanhamento dos desembargadores e juízes da Bahia. A cooperação foi formalizada pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti e pelo presidente do TJBA, desembargador Nilson Castelo Branco. Participaram da reunião de assinatura do acordo a procuradora-geral de Justiça Adjunta Wanda Valbiraci Caldas; o chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia; o secretário-geral, promotor de Justiça Alexandre Cruz; o secretário-geral da presidência do TJBA, Franco Karaoglan; e o secretário-adjunto do MP, promotor de Justiça Ricardo Andrade.

A PGJ e o presidente do Tribunal destacaram a importância da parceria interinstitucional, o que, pontuaram, vem sendo intensificada nos últimos anos e vem fortalecendo o Sistema de Justiça baiano. “Da cooperação entre os órgãos, quem sai mais fortalecido é o Estado, só existe um Estado e vários órgãos. O que nós estamos fazendo é criar essa ponte entre os órgãos. Nós saímos daqui engrandecidos”, afirmou o desembargador Nilson Castelo Branco, agradecendo a colaboração do MP. O chefe de Gabinete Pedro Maia ressaltou que a parceria interinstitucional construída entre o MP e TJ é um legado importante deixado para a sociedade baiana e a cooperação para utilização do Siga pela magistratura é mais uma entrega positiva, “o que, obviamente, remete, de forma mediata, a um melhor serviço prestado à população”.

O secretário-geral do MP, Alexandre Cruz, responsável pela gestão do Sistema, ressaltou que “o Siga é uma ferramenta muito importante para o acompanhamento das carreiras do Ministério Público e agora também da magistratura. Ela dá a possibilidade de cada membro consultar sua vida funcional online e fazer requerimentos funcionais. Isso elimina burocracia, confere agilidade, objetividade e acredito que, assim como aqui no Ministério Público da Bahia, não será diferente no Tribunal. O Siga virou, felizmente, um caso de sucesso, e tem sido objeto de atenção de outros Ministérios Públicos e instituições”. Já o secretário-geral do TJ, Franco Karoglan, afirmou que a implantação do Siga no Poder Judiciário da Bahia será “um ganho em todos os aspectos, não só pra o usuário, mas principalmente para Administração, pois vamos conseguir conciliar, em um só local, todos os dados funcionais dos magistrados. É um sistema, de fato, fantástico, que funcionará como ferramenta de gestão e também de controle”.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!