O Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (SINDIPOL-BA) ingressou nesta última segunda-feira (18) com uma ação de reparação pelo dano moral coletivo, a título indenizatório, contra o ministro da Economia Paulo Guedes, após ataque aos servidores públicos.
O SINDIPOL-BA entende que foram declarações manifestamente ofensivas à intimidade, à honra e à imagem dos servidores públicos, mais ainda em relação aos policiais federais, de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao combate exatamente daqueles que verdadeiramente assaltam o país.
Guedes, de forma agressiva e desrespeitosa, conforme noticiado pela imprensa, “clamou” aos servidores: “por favor, não assaltem o Brasil”, ao se referir à possibilidade de qualquer tipo de progressão funcional de carreira, prevista em Lei, antes e acima de tudo.
“É tão absurda a forma pela qual o ministro vem se referindo aos servidores de modo geral. Primeiro, comparando-os a parasitas, afirmando que ‘servidor não pode ficar em casa, com geladeira cheia, enquanto brasileiros perdem emprego’ e, agora, o mais absurdo, ‘pedindo’ para não ‘assaltarem’ o Brasil”, disse o presidente do SINDIPOL-BA, José Mário Lima.
A entidade de classe pede uma indenização de R$ 200 mil para doar ao Hospital Santo Antônio, que pertence às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e ao Hospital Aristides Maltez, que são organizações sem fins lucrativos de Salvador e que estão à frente no combate à pandemia do novo coronavírus. A medida foi distribuída para o Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia.