O Dois de Julho não teve aglomeração de gente, mas teve de políticos. E junto com eles o maior comentário. Pauta da vez: 2022. Segundo a coluna de Levi Vasconcelos no jornal A Tarde, no grupo de ACM Neto, a convicção, o momento poderia ser melhor. No grupo do governo do estado, a pergunta: o PT de Rui Costa e Jaques Wagner vai manter a aliança com Otto Alencar e João Leão, leia-se PSD e PP?
Wagner já está conversando com as partes, pois seu mandato como senador vai até 2026, por isso ele é o único que não teria nada a perder (só a ganhar). E tanto Otto como Leão sinalizam o interesse em manter a união. A tese ganhou força, muito mais depois que Lula entrou em cena, pois Wagner, o que nada teria a perder, poderá ser ministro da Casa Civil de Lula como foi no governo Dilma. No PT já existe essa conversa, conforme apurou o #Acesse Política.
Possibilidades para 2022
Se a cabeça da chapa está com Jaques Wagner, Otto Alencar vem bem no Senado e é potencial candidato a reeleição e João Leão, vice-governador reeleito, não pode disputar o mesmo cargo, como arrumar a chapa? Algumas possibilidades são especuladas. Veja:
1 — Leão governador, Otto vice, Rui senador e Wagner continuaria senador com possibilidade de ser ministro da Casa Civil em eventual governo Lula;
2 — Wagner governador, Leão senador, Otto vice;
3 — Wagner governador, Rui Costa senador, Otto vice e Leão governador tampão por oito meses na vaga de Rui. No caso, a estratégia seria tirar proveito da boa avaliação de Rui.
4 — Wagner governador, Otto senador, alguém do PP de vice, Leão governador tampão.