sexta-feira 21 de fevereiro de 2025
Home / CARNAVAL / Simulado de acidente com trio elétrico em Salvador testa resposta de emergência para o Carnaval
quarta-feira 19 de fevereiro de 2025 às 16:50h

Simulado de acidente com trio elétrico em Salvador testa resposta de emergência para o Carnaval

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Os preparativos para o Carnaval de Salvador vão além da organização de atrações musicais e desfiles de blocos pela avenida. Nesta quarta-feira (19), o Farol da Barra foi palco de um simulado preparatório para atendimento a possíveis ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas durante a festa. Quem passava pelo local, no final da manhã, se deparava com um cenário fictício de desastre, como se um trio elétrico sem freio colidisse em um poste, fazendo cerca de 40 vítimas.

Foto: Bruno Concha/PMS

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outros órgãos municipais, e Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), além de Forças de Segurança do estado. “Num ambiente como Carnaval, onde existem muitos riscos e vulnerabilidades, temos que testar a capacidade de cada instituição em executar o trabalho, diante de um cenário de dificuldade de locomoção, com muitas pessoas”, pontuou o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador, Ivan Paiva.

Foto: Bruno Concha/PMS

A ideia, acrescenta ele, também foi ampliar a interação com os órgãos públicos que estarão na folia. “Ou seja, é um momento no qual temos a possibilidade de testar um pouco o nosso planejamento para, num cenário real, darmos a nossa melhor resposta em prol da população”, frisou.

Além do próprio Samu e Sesab, o simulado contou com representantes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Superintendência de Trânsito (Transalvador), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Polícia Civil, Polícia Técnica, Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Grupamento Aéreo (Graer) e Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa), entre outros.

Foto: Bruno Concha/PMS

“O Carnaval de Salvador é o maior evento de rua que nós temos conhecimento. E a nossas equipes de saúde são grandes especialistas dentro do nosso aspecto de atuação, que é cuidar do cidadão. Além disso, esse simulado também é uma oportunidade para entendermos a união entre todos os atores que vão trabalhar nessa festa”, afirmou o secretário municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves.

Além do atendimento simulado ainda no circuito do Carnaval, também foi testado o tempo-resposta para deslocamento das vítimas para a rede hospitalar de retaguarda, que neste caso terá como referência o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE), inaugurado em 2016.

“Nosso maior objetivo é mostrar que estamos prontos. Claro que torcemos para nada acontecer durante o nosso Carnaval, pois a esperamos que seja uma festa de muita paz e muita alegria, mas estaremos preparados para lidar com as situações mais adversas”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Adson Marchesini.

Veja também

Líderes decidem votar na próxima semana projetos para facilitar exportação de pequenas empresas

Em reunião nesta quinta-feira (20), os líderes partidários decidiram votar na semana que vem dois …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!