sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Simpósio de Combate à Corrupção vai ser realizado em Salvador
segunda-feira 8 de julho de 2019 às 11:04h

Simpósio de Combate à Corrupção vai ser realizado em Salvador

NOTÍCIAS


Exemplo e inspiração para a Lava Jato no Brasil, a investigação de corrupção na Itália conhecida por Operação Mãos Limpas será tema de painel durante o IV Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, que acontece em Salvador nos dias 22 e 23 de agosto. O evento é organizado pela regional baiana da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF-BA).

O painel vai abordar os rumos da operação responsável por revelar desvios de recursos públicos e fraudes em licitações de estatais e órgãos públicos italianos entre o final da década de 1980 e o inicio da década de 1990. Destaque no debate para a participação do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o adido policial da Embaixada, Francesco Fallica, além do desembargador do TRF-1, Ney Bello Filho.

Participam ainda, por videoconferência, o promotor da Operação Mãos Limpas, Antônio Di Pietro, o presidente da Seção Criminal da Corte de Cassação da Itália e um dos coordenadores da investigação italiana, Piercamillo Davigo, e o comandante da Guardia di Finanza daquele país, Giuseppe Zafarana.

O objetivo é discutir a participação italiana no combate à corrupção, com foco nos avanços, acertos e possíveis erros da Operação Mãos Limpas, analisar a situação do Brasil a partir dos desdobramentos da Operação Lava Jato e apresentar propostas que podem ser aproveitadas por aqui.

Com o tema “Os novos rumos do combate à corrupção e à criminalidade organizada: o Brasil pós-Operação Lava Jato e a experiência italiana”, o IV Simpósio Nacional de Combate à Corrupção tem esse ano o apoio do governo italiano, via Embaixada da Itália no Brasil. Para garantir a participação no evento, é necessário adquirir o ingresso pelo endereço:   https://www.sympla.com.br/iv-simposio-nacional-de-combate-a-corrupcao__490992. 

Veja também

Pesquisador da Embrapa integrará diretoria da Associação Internacional de Recursos Hídricos

Jorge Werneck, pesquisador na área de hidrologia e recursos hídricos da Embrapa Cerrados (DF), passa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!