A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reconheceu nesta quarta-feira (28) que o programa de descontos para carros lançado pelo governo federal não tem sido eficiente em impulsionar as vendas no mercado automobilístico. Ela destacou a importância da aprovação da reforma tributária para estimular o setor produtivo do país. A declaração foi dada após o anúncio da Volkswagen de suspensão temporária da produção de carros no Brasil devido à estagnação do mercado.
A Volkswagen anunciou nesta última terça-feira (27) a interrupção temporária da produção de veículos no Brasil devido à estagnação do mercado. Diante desse cenário, Tebet ressaltou a necessidade de esforços governamentais para mudar o sistema tributário vigente.
“Significa que isso [o programa do governo] não basta, significa que nós não podemos ficar com remendos. Nós temos que mexer na base e mexer na base significa mexer no sistema tributário brasileiro, com unificação de impostos”, disse a jornalistas.
“Tributar o consumo significa não estar fazendo bitributações ao longo do caminho. Temos que colocar o Brasil produtivo no mesmo grau de competitividade com o mundo competitivo. Isso passa, obviamente, pelo pagamento de impostos”, disse Tebet.