A Sikorsky, parte do grupo Lockheed Martin, apresentou segundo Thiago Vinholes, da Airway, na quarta-feira (28) um protesto contra o Exército dos EUA questionando a escolha do helicóptero V-280 da Bell Textron como o vencedor do programa FLRAA (Future Long-Range Assault Aircraft/Futura Aeronave de Assalto de Longo Alcance), definido no início deste mês.
O V-280, uma aeronave com rotores basculantes (tiltrotor, no termo em inglês), venceu a proposta da Sikorsky em parceria com a Boeing, que ofereceu o helicóptero com rotores coaxiais e pusher SB-1 Defiant X. O programa FLRAA tem como objetivo desenvolver um substituto para os mais de 2.000 helicópteros UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA.
A queixa da Sikorsky foi direcionada ao Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA (GAO, na sigla em inglês), que tem 100 dias para proferir uma decisão – portanto, até o dia 7 de abril de 2023. O contrato de desenvolvimento concedido à Bell Textron em 5 de dezembro é de US$ 1,3 bilhão.
SB-1 Defiant X: helicóptero da Sikorky-Boeing usa rotores coaxiais e um rotor pusher (Divulgação)“Com base em uma análise completa das informações e feedback fornecidos pelo Exército, a Lockheed Martin Sikorsky, em nome do Time Defiant, está contestando a decisão do FLRAA”, informou a Sikorsky em comunicado. “Os dados e as discussões nos levam a acreditar que as propostas não foram avaliadas de forma consistente para oferecer o melhor valor no interesse do Exército, de nossos soldados e dos contribuintes americanos.”
Porta-voz do Comando de Contratação do Exército dos EUA, Joseph Giunta disse que em uma coletiva de imprensa que protestos sobre a decisão do programa FLRAA já eram esperados, tanto da Sikorsky como da Bell. “Prevemos que isso poderia acontecer e consideramos isso em nossos cronogramas.”
Segundo os termos do programa FLRAA, o primeiro helicóptero de produção escolhido pelo Exército dos EUA está programado para ser entregue até 2030. Considerando a aquisição de mais de 2.000 aeronaves, o contrato total pode ultrapassar o valor de US$ 70 bilhões.