O projeto para a requalificação de um antigo mercado de Ipiaú, com o objetivo de transformá-lo em centro cultural integrado, foi apresentado pela prefeita do município, Maria das Graças Mendonça, ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, durante encontro na sede da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em Salvador, na noite de segunda-feira (8). “Os planos de valorização do turismo e a cultura, com o propósito de movimentar a economia de uma região, são recebidos com muito interesse por nós e avaliados com a máxima atenção”, afirmou Fausto Franco.
A ideia é aproveitar a estrutura de um mercado que se encontra fechado, situado ao lado de uma praça, no centro da cidade. O local abrigaria, entre outros equipamentos, uma biblioteca, um espaço para realização de shows e apresentações teatrais, além do Museu do Lavrador. “O Mercado Antigo Popular é hoje um galpão bonito, mas fechado. Queremos requalificá-lo e reviver dentro dele o museu, cujos objetos encontram-se atualmente em lugar inadequado”, explicou Maria das Graças.
Durante a visita, a prefeita convidou o secretário do Turismo a visitar Ipiaú durante o Festival do Chocolate, realizado de 3 a 5 de maio. A cidade, que fica no sul da Bahia, viveu a riqueza dos tempos áureos da lavoura cacaueira. O encontro na Setur também teve a presença do diretor de Cultura de Ipiaú, Marcelo Batista, e do superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila.