Gestores públicos dos principais destinos indutores do turismo no país estão reunidos no Centro de Convenções de Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, onde discutem com empresários os rumos do setor e compartilham cases de sucesso, incluindo temas como inovação e acessibilidade. O 2° Encontro com o Trade foi aberto, na noite de quarta-feira (10), e segue até sexta-feira (12). O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Mata de São João, com o apoio da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur).
O superintendente de Promocão e Serviços da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), João Henrique Paolilo, foi um dos participantes no primeiro dia do encontro. Ele falou sobre o planejamento do governo baiano para o reaquecimento da economia, após o controle da Covid-19, com ações que colocaram o turismo do estado em posições de destaque no país.
“Em 2021, o turismo da Bahia cresceu mais que o dobro do nacional, tivemos a segunda receita, atrás apenas de São Paulo, e fomos um dos três destinos mais visitados. No primeiro semestre deste ano, mantivemos o ritmo de crescimento, com um movimento de passageiros nos aeroportos 58% maior, em comparação ao mesmo período do ano passado”, pontuou Paolilo.
Palestras, mesas de debates, apresentação de experiências exitosas, nos setores público e privado, e a exposição de produtos e serviços turísticos da Costa dos Coqueiros integram a programação do encontro.
“A Praia do Forte virou a capital nacional do turismo durante o evento, que, nesta segunda edição, tem uma programação mais ampla para os debates. A parceria com a Anseditur gerou a participação de secretários e dirigentes municipais de todas as regiões do Brasil, para a troca de experiências qualificadas”, ressaltou o secretário de turismo de Mata de São João, Alexandre Rossi.