O setor elétrico brasileiro passou a contar com um novo painel dinâmico e interativo no site do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A plataforma mostra os indicativos da capacidade remanescente do Sistema Interligado Nacional (SIN) e apresenta dados sobre oportunidades de conexão de novas centrais geradoras ao sistema de transmissão até 2029.
A novidade foi apresentada durante um workshop realizado pelo ONS, nesta última quarta-feira (31), para os agentes do setor elétrico. No mapa interativo é possível filtrar, num primeiro nível, a capacidade instalada (em GW) na matriz elétrica e da carga a nível estadual separada por fonte – Usinas Hidrelétricas e Termelétricas, Energia Eólica, Central Geradora Fotovoltaica, Geração Distribuída De Energia, além de Micro e Minigeração de Energia.
O ambiente permite também que o usuário personalize a apresentação das informações sobre a capacidade remanescente do SIN para escoamento de geração em dois formatos: Mapa de Margem ou Tabela de Margem.