sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / POLÍTICA / Sessão especial na CMS destaca legado conservador de José Bonifácio
quinta-feira 14 de novembro de 2019 às 12:34h

Sessão especial na CMS destaca legado conservador de José Bonifácio

POLÍTICA


A Câmara Municipal de Salvador realizou, na noite desta última quarta-feira (13), no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial para celebrar os 200 anos do retorno de José Bonifácio de Andrada e Silva ao Brasil. A atividade legislativa foi requerida e dirigida pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), admirador do Patrono da Independência.

Em seu discurso, o legislador destacou a história de Bonifácio, classificando-o como um “verdadeiro conservador”. “Sempre pautei o meu mandato através de uma linguagem saudável, comunicando a todos claramente o que eu defendo: a ordem moral, o cristianismo, o bem, o belo, a verdade, as coisas permanentes e tudo aquilo que resiste aos testes do tempo”, afirmou Alexandre Aleluia.

“Por isso estamos aqui, hoje, tentando restaurar a imaginação moral e a tradição do espírito brasileiro e soteropolitano; a imaginação moral para idealizar um político virtuoso, pois falta-nos, e muito, referências nos dias de hoje”, justificou o vereador.

“Bonifácio era um verdadeiro conservador que reformava conservando. Não era um reacionário, muito menos um revolucionário. Era baseado acima de tudo na virtude da prudência. Era o nosso Edmund Burke”, ressaltou Alexandre Aleluia.

Considerado uma das grandes vozes da direita nacional, o professor Rafael Nogueira, docente no Instituto Borborema e no Brasil Paralelo, também falou sobre a importância de Bonifácio. Ele agradeceu o convite do vereador Alexandre Aleluia e proferiu uma aula no plenário da Câmara Municipal.

Patriarca

“Obrigado vereador Aleluia pela oportunidade de falar em uma Casa tão antiga e tão nobre. Uma oportunidade de trazer a memória de José Bonifácio. […] O sonho do nosso Patriarca da Independência era fazer o maior país do mundo. Bonifácio dizia que a monarquia brasílica faria as maiores páginas da história futura do universo”, exaltou Nogueira.

“Pelo menos essa visão nós temos que compartilhar com ele, porque o Brasil tem potencial, mas não consegue dar os seus passos. Estou aqui como um combatente contra a amnésia histórica. Estou aqui para fazer com que José Bonifácio retorne às nossas memórias”, concluiu o professor.

Além do vereador Aleluia e do professor Nogueira, também compuseram a mesa de trabalho da sessão especial os professores Higor Monteiro, presidente do Grupo Virtute Spiritus, Daniel Reutimann e Osvaldo Bastos Neto.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!