A noite da última quinta-feira (23), no Paço Municipal, teve notas, sons e danças em comemoração ao Dia Nacional dos Músicos. Ocorreu, no Plenário Cosme de Farias, uma sessão especial alusiva à data. O Dia Nacional dos Músicos é celebrado em 22 de novembro. O proponente da sessão foi o vereador Maurício Trindade (PP).
Na oportunidade, o parlamentar, que é incentivador do setor, ressaltou a importância de toda a classe dos músicos para o desenvolvimento e propagação da cultura baiana por todo Brasil e pelo mundo. “Salvador tem o título de Cidade da Música e faz a maior festa de rua do planeta, que é o Carnaval. Portanto, a importância desses profissionais vai além das festas, bailes, micaretas e noites”, ressaltou o vereador.
“Essa categoria dá um ‘tom especial’ à vida humana. Sem eles o mundo não teria a mesma graça. Os músicos do Brasil e em especial os de Salvador são essenciais para a sociedade, pois essa arte muda situações e transforma as vidas”, avaliou Maurício Trindade.
Ele também recordou que durante a pandemia os músicos foram tão importantes quanto os tratamentos médicos. “Pois o entretenimento e as notas musicais ajudaram milhares de pessoas em todo o mundo a passar pela pandemia com menos peso. Por isso lutei para incluí-los nas categorias de nossa cidade que tinham direito aos auxílios. Já que eles que foram os primeiros profissionais a terem que parar de exercer seus trabalhos e a última classe a voltar à labuta”, recordou o parlamentar.
A Mesa do evento também foi composta pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB); Sidnei Zapata, presidente do Sindicato dos Músicos da Bahia (Sindimúsicos); Washington Paganelli, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar); e Pedro Costa, integrante do Comcar; dentre outros.
O primeiro cantor sertanejo especial da Bahia, Felipe Leão, o ‘Felipão o cantor apaixonado’ , foi um dos convidados e prestigiou a sessão especial.