O abusivo no preço das passagens aéreas será o tema central da sessão especial desta segunda-feira (27), a partir das 9h30. O evento de iniciativa do presidente da Casa, deputado Nelson Leal, tem como principal objetivo apresentar sugestões para serem encaminhadas ao Congresso Nacional como forma de promover uma regulamentação que favoreça o consumidor.
Para isso Leal propôs a realização do debate e convidou representantes de diversos segmentos ligados ao setor aéreo, inclusive dirigentes das Companhias que atuam no território baiano. De acordo com Nelson, o momento não poderia ser mais adequado para a realização desse debate.
“Os preços cobrados para o transporte aéreo no Brasil, principalmente para quem mora nas regiões Norte e Nordeste, são abusivos. As queixas são generalizadas com relação a tudo: falta de rotas, desrespeito com os passageiros no cancelamento de voos, cobranças de serviços por tudo, até para marcar assentos”, disse.
Ele aplaudiu a decisão do Senado Federal de vetar a cobrança pelas bagagens despachadas pelas companhias nacionais – voltando a norma antiga, pois quando se instituiu a cobrança, as companhias aéreas acenaram com redução dos preços, o que não ocorreu. A confirmação dessa decisão legislativa está na Presidência da República, que pode vetar (ou não) o dispositivo que cancelou essa cobrança abusiva e injusta, acrescenta o presidente da AL-BA.