segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Sessão especial na AL-BA comemora Dia Estadual da Consciência Humana
sábado 14 de setembro de 2019 às 16:31h

Sessão especial na AL-BA comemora Dia Estadual da Consciência Humana

POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizou uma sessão especial nesta última sexta-feira (13) em comemoração ao Dia Estadual da Consciência Humana. Proponente do evento, o deputado Paulo Câmara (PSDB) destacou a importância da data, incluída no calendário baiano no ano passado, como forma de provocar reflexões a respeito do modo como a sociedade tem se comportado no cotidiano.

“Entendemos que a consciência humana precisa ser uma meta atingida, para que possamos ter uma sociedade mais justa, tendo o parâmetro de que a transformação individual será uma mola propulsora para melhorarmos o contexto social. Não conseguiremos conquistar novos resultados com velhas formas. As mudanças ocorrem com as mudanças de consciências que incluem novas atitudes”, afirmou.

Em discurso na tribuna do Plenário Orlando Spínola, o tucano lembrou o início da luta por uma sociedade mais consciente. Segundo Câmara, o primeiro contato com o tema Consciência Humana aconteceu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (CMS), no ano de 2013, quando ainda era vereador. Na ocasião, o legislador assistia a uma palestra sobre justiça social e paz, ministrada pela integrante do Conselho Consultivo da Fundação Ocidemnte (Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais) e diretora da Área de Ciências Humanas, Maribel Barreto, que também participou da sessão.

Ainda de acordo com Paulo Câmara, a necessidade de instituir o Dia Estadual da Consciência Humana na cidade de Salvador foi fundamentada juntamente com Maribel, tendo o apoio da Fundação Ocidemnte. “A iniciativa no Parlamento soteropolitano inspirou a aprovação de lei semelhante nos legislativos dos municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Conceição da Feira, São Francisco do Conde, Amargosa, Camaçari, Jacobina, culminando com a lei estadual de mesmo teor apresentada pelo deputado Marcell Moraes”, explicou o deputado, pouco antes de destacar que acredita que, em breve, o projeto deverá ser incluído no calendário nacional.

Na oportunidade, o presidente da ALBA, deputado Nelson Leal (PP), ressaltou as ações de conscientização que tem implantado no Parlamento baiano – a exemplo da redução do consumo de papel, como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. “Estou muito feliz por participar desse momento na Assembleia Legislativa, onde muito tem se discutido assuntos relevantes para a melhoria da sociedade. Precisamos deixar um mundo melhor para as gerações futuras”, afirmou.

Para o presidente da Fundação Ocidemnte, professor Jeferson Freire, na concepção de uma nova ordem social mundial não é possível haver sociedades organizadas sem personalidades equilibradas. “Os valores religioso, científico e filosófico são pilares da consciência. Já vimos que agir baseado em apenas um deles não tem dado muito certo. Estamos aprendendo a fazer tudo, mas não podemos esquecer de que as relações humanas precisam de cuidado para que o indivíduo saiba conviver e respeitar”, disse.

Coordenadora da organização científica, Carmem Bahia falou sobre a necessidade de seguir o que propõem as leis naturais, a partir da espiritualização. Às vésperas do 14º Simpósio Internacional sobre o tema, a professora acredita que a busca pelo divino é a direção mais indicada para a transformação da humanidade. “Nós temos que despertar sempre o melhor de nós. Somos seres espirituais em experiência mundana. Precisamos espiritualizar, que nada mais é buscar a nossa consciência”, afirmou. Na oportunidade foram homenageadas os conferencistas internacionais da Consciência da Suíça, Katarina Mannheimer; da Índia, Santosh Harinarayan; da Suécia, Anna Bõhlmark, de São Paulo, Isadora Migliori; e a colaboradora da Fundação Ocidemnte, Keiko Sasaki.

Além dos parlamentares citados, participaram do encontro a coordenadora da Saúde dos Professores, Elizabete Dias Assunção, que no ato representou a Secretaria da Educação do Estado (SEC); a coordenadora geral do 14º Simpósio Internacional Sobre a Consciência Humana e Autoconhecimento, professora Carmen Bahia; o presidente do Conselho Consultivo da Fundação Ocidemnte, Estácio Cohim, representando o Palácio Maçônico de Itapuã; o diretor da Central de Outdoor/seccional Bahia, Roberval Luania; aluna do Colégio Estadual Lomanto Júnior, Graziele Quintanilha; o coordenador do Fórum Estadual de gestores da Educação, e o professor do Colégio Estadual Lomanto Junior, Ricardo Monteiro; e o cantor, compositor e representante da classe cultural, Gerônimo. Também estiveram presentes os estudantes do Colégio Estadual Lomanto Júnior.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!