O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) fará uma sessão especial, nesta terça-feira (5), às 15h, que marca o ingresso do conselheiro Nelson Pellegrino na Corte, em substituição ao conselheiro Paolo Marconi, que se aposentou. A sessão será realizada por meio eletrônico e que pode ser acompanhada por todos pelo canal do TCM no Youtube. Deverão participar autoridades estaduais e federais, parlamentares, conselheiros e lideranças nacionais do sistema de Tribunais de Contas, além de convidados e familiares do conselheiro Nelson Pellegrino.
Por indicação do presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho – aprovada pelos demais conselheiros – o discurso de saudação ao novo integrante da Corte será feito pelo conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. Ex-deputado, Nelson Pellegrino foi indicado para ocupar o cargo de conselheiro do TCM em vaga reservada à Assembleia Legislativa da Bahia. Ele foi aprovado pelo voto da quase totalidade dos deputados estaduais e nomeado pelo governador Rui Costa.
Advogado formado pela Escola de Direito da Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Direito Público, Nelson Pellegrino, tem 61 anos de idade e é natural de Salvador. Ele iniciou sua carreira profissional como assessor jurídico de sindicatos de trabalhadores baianos, na década de 1980.
Militante político desde a juventude, ingressou no serviço público – onde milita há mais de 30 anos –, como deputado estadual. Pellegrino cumpriu dois mandatos como deputado estadual e depois foi eleito para seis mandatos na Câmara dos Deputados. Exerceu também o cargo de secretário de estado do governo da Bahia em três oportunidades. Agora passa a ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia.