A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realiza, nesta quarta-feira (30), às 10h, uma Sessão Especial no Plenário da Casa em comemoração aos 15 anos da TV ALBA. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais e, na ocasião, será entregue o Prêmio Paulo Jackson em duas categorias: amigo da TV Legislativa da Bahia e Mulheres que Inspiram, para pessoas que contribuíram de uma forma significativa com a TV Legislativa.
Nascida em 1º de fevereiro de 2007, A TV ALBA foi criada para valorizar e fortalecer o Poder Legislativo com a transmissão de suas atividades, bem como a sociedade e o serviço público, através do desenvolvimento, promoção e apoio da educação, cultura e cidadania. Em 16 de dezembro de 2014, a TV estreou em canal aberto digital, inicialmente no canal 61.2. Em 2020, passou para o canal 12.2, ficando ainda mais próxima dos telespectadores e se destacando entre as televisões legislativas do Brasil devido ao dinamismo e vanguardismo apresentados.
A Fundação Paulo Jackson é a entidade responsável pela gestão da TV ALBA e da Rádio ALBA. De acordo com a diretora-geral, Michele Gramacho, a Rede ALBA é pautada pelo comprometimento, pela ética, transparência, responsabilidade social, democracia e inovação. “É um momento de muita alegria e satisfação, celebrar esses 15 anos de trajetória da TV legislativa baiana, que desde que nasceu foi para cumprir esse papel de transparência do Legislativo, de levar informação para a população. Graças a Deus e ao empenho da equipe, da família Rede Alba, a cada ano podemos observar como é palpável essa evolução”, explica.
De acordo com Michele, nesses dois últimos anos a TV conseguiu se reposicionar e chegar no lugar em que deveria estar, cada vez mais próxima do povo baiano. “Ser identificada como uma emissora vanguardista, moderna, que sai da obrigatoriedade legislativa para uma TV interessante e atrativa para o público baiano. E o desafio só aumenta a cada dia, na busca constante de evolução. Hoje, somos a TV do povo da Bahia, a cada 15 minutos levando uma notícia interessante para você”.
Para o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na ALBA, a TV é um grande instrumento de comunicação e informação e, também, uma bela homenagem ao ex-deputado Paulo Jackson. “Para além da homenagem, a instituição traz uma importância muito grande para dar informação diária do que a casa vem fazendo e, nesses últimos anos, de uma forma mais profissional, com maior capacidade de interação com a sociedade. É através dela que a gente consegue aproximar ainda mais a casa da população”, explica.
Interiorização
Para concretizar a chegada do canal aberto da TV ALBA ao interior do Estado foi necessário iniciar a transmissão via satélite. E o primeiro município foi Barreiras, localizado na região Oeste da Bahia, com uma população de mais de 158 mil habitantes (Censo 2021). Através do canal 40.2, os barreirenses podem assistir a todo o conteúdo Legislativo, sessões plenárias, audiências públicas, reuniões de comissões, notícias relevantes da política e de interesse público, além de uma programação variada envolvendo cultura, esporte, educação e cidadania.
A chegada do canal aberto digital da TV ALBA em Barreiras é uma conquista da Fundação Paulo Jackson e da Assembleia Legislativa da Bahia, possibilitada pela outorga concedida pela Câmara Federal e assinatura de termo de cooperação com a Câmara Municipal de Barreiras.
Graças à decisão da ALBA, de passar a operar a TV via satélite, a emissora ficou apta a integrar o programa Digitaliza Brasil, que vai levar o canal aberto digital para 1.638 municípios brasileiros, sendo 118 municípios baianos. Dessa forma, a TV ALBA, juntamente a todos os demais canais públicos e comerciais, concretiza a interiorização da audiência da televisão pelo canal aberto digital, evitando o apagão para essas regiões (em 2024, o sinal analógico será desligado em todo país) e gerando uma economia de mais de R$ 20 milhões, caso a ALBA tivesse que interiorizar o sinal após 2024, fora do programa.
Vale ressaltar que o telespectador pode interagir, sugerir e acompanhar a programação através do site www.alba.tv.br, no qual consta o cardápio de programação da TV. Atualmente, 25 programas e interprogramas próprios compõem a grade da emissora. O público pode acompanhar os conteúdos nas plataformas digitais @tvalba no Instagram, Facebook, Youtube e, principalmente, pelos canais abertos digitais 12.2, com abrangência em Salvador e Região Metropolitana, e 40.2, em Barreiras, no oeste do estado. Ainda pode acessar através da parceria com a TV Uesb, no sudoeste baiano, além do canal fechado 16, da NET.