Moradores de Salvador serão contemplados pelo Mutirão de Cirurgias, ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para quem precisa realizar cirurgia de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (remoção de vesícula).
Os primeiros atendimentos serão realizados nesta sexta-feira (21) e sábado (22) em uma estrutura montada, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Dorival Caymmi, no Bairro de Itapuã. A expectativa é que sejam agendados mil procedimentos.
A triagem para o mutirão de cirurgias acontecerá nos dois dias de 8h às 17h. Para o atendimento é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Na triagem, quem não apresentar exames recentes, terá acesso a ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios, além de consulta com cirurgião. Após passar por todo o processo, os pacientes sairão do atendimento com a cirurgia já agendada. Todos os procedimentos cirúrgicos serão realizados em unidades da rede estadual. A iniciativa faz parte de uma estratégia da Sesab para reduzir a fila de cirurgias eletivas, que já realizou cerca de 120 mil procedimentos, contemplando moradores de todos os 417 municípios baianos.