Servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) reuniram-se na manhã de terça-feira (18), no auditório do edifício-sede, para se informar sobre prevenção e combate a incêndio, riscos, controle de pânico e primeiros socorros. O Workshop, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, representa o primeiro passo para a construção do Plano de Ação Emergencial do TJBA.
A abertura do evento foi marcada pelo pronunciamento do Presidente do TJ-BA, Desembargador Gesivaldo Britto, que reafirmou o compromisso com a efetiva e responsável gestão do Poder Judiciário da Bahia. Para o Chefe da Corte baiana, garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro é imprescindível para o bom andamento das atividades da instituição.
“O bem mais precioso que nós temos é a vida. Eu digo aos meus auxiliares diretos que o Tribunal de Justiça é meio de vida, não é meio de morte. Então, nós temos que trabalhar com saúde, com segurança, com tranquilidade e estarmos cientes de que teremos um suporte, teremos um apoio desta equipe que trabalha invisivelmente, mas que nos dá segurança”, afirmou ressaltando ainda a importância da atuação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, cujo Comandante-Geral, Coronel Francisco Luiz Telles, marcou presença no evento.
Em seu discurso, o Presidente agradeceu aos profissionais das diversas áreas e aos colaboradores envolvidos na realização do Workshop. Além disso, enfatizou aos presentes a necessidade da multiplicação dos conhecimentos aprendidos na oportunidade, informando sobre a promoção futura de cursos e capacitações pela Universidade Corporativa (Unicorp) do TJ-BA.
Iniciando as palestras, o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros, Antonio Júlio Nascimento, falou sobre prevenção e combate a incêndio, destacando que todas as informações apresentadas são relevantes tanto para o ambiente institucional quanto para o ambiente doméstico. Segundo ele, é necessário promover a cultura de prevenção, que deve ser trabalhada desde a infância.
“O objetivo é prevenção de acidentes. Se acontecer, nós estaremos preparados para enfrentar esse acidente. Essa é a nossa perspectiva daqui pra frente”, pontuou.
O Tenente-Coronel informou também sobre os planos para a criação da Brigada de Incêndio do TJBA. A presença de brigadistas em locais onde há concentração de pessoas é importante não só para atender às exigências normativas, mas, sobretudo, porque o brigadista é alguém capaz de evitar que um incêndio atinja grandes proporções.
Continuando as explanações, o Major Bombeiro Ramon Dieggo Pimentel falou sobre controle de pânico e evacuação segura, apresentando as orientações que devem ser seguidas diante da ocorrência de sinistros. O Major advertiu acerca do acionamento imediato dos Bombeiros em caso de incêndio e do perigo em relação à inalação da fumaça gerada.
Assim como o Tenente-Coronel, o Major Ramon Dieggo chamou atenção para as ações preventivas. Conforme explicou, estruturas preparadas e pessoas devidamente treinadas fazem toda a diferença para o sucesso dos procedimentos de evacuação e emergência.
Para abordar os primeiros socorros, o Médico do Serviço de Saúde do TJBA, Leônidas Garcia, convidou o Presidente da Liga Acadêmica de Emergências Pré-Hospitalares, Daniel Castello Branco.
Médico convidado apresentou o Suporte Básico de Vida (SBV), conjunto de medidas e procedimentos técnicos que buscam assegurar os sinais vitais da vítima até a chegada do Suporte Intermediário de Vida (SIV), que corresponde ao transporte até o hospital.
Encerrando a programação, o Professor Salvador Ávila Filho, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), falou sobre a percepção de risco. De acordo com o Docente, muitos acidentes ocorrem porque as pessoas não sabem identificar e avaliar o risco.